A importância da alimentação adequada durante a gravidez

Ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes e com alimentos que você goste é possível sim! Segundo a nossa nutricionista Gisele Novais, é fundamental estabelecer uma dieta alimentar individualizada para cada mulher durante o pré-natal e no pós-parto.
Por isso, o acompanhamento nutricional personalizado faz toda a diferença. “Nosso objetivo é fornecer as informações necessárias para que essa mulher conheça e tenha diversas oportunidades de explorar trocas saudáveis na alimentação e, assim, garantir que ela tenha prazer em se alimentar bem e garantir mais bem-estar durante a gestação e no pós-parto”.

10 Dicas que valem ouro!

1. Variedade e equilíbrio – Uma dieta diversificada e equilibrada é a base para uma gravidez saudável. Consuma uma variedade de alimentos, como frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras. Essa diversidade garante a ingestão de diferentes nutrientes necessários para o desenvolvimento fetal e para o bem-estar materno.

2. Ácido Fólico – É fundamental durante a gestação, pois auxilia na formação do tubo neural do bebê, reduzindo o risco de defeitos congênitos. Certifique-se de consumir alimentos ricos em ácido fólico, como folhas verdes escuras, feijão, lentilhas e cereais fortificados nas quantidades certas.

3. Ferro – É essencial para a produção de hemoglobina e para prevenir a anemia na gestante. Inclua na dieta alimentos ricos em ferro, como carne vermelha magra, aves, peixes, espinafre e lentilhas, e combine com fontes de vitamina C para melhorar a absorção.

4. Cálcio: É essencial para a formação dos ossos e dentes do bebê, além de ajudar na manutenção da saúde óssea da mãe. Leite, queijo, iogurte, tofu e brócolis são boas fontes de cálcio.

5. Ômega-3: Os ácidos graxos ômega-3 são importantes para o desenvolvimento do cérebro e dos olhos do bebê. Inclua em sua dieta alimentos como salmão, sardinha, chia e linhaça.

6. Hidratação – Beba bastante água ao longo do dia para manter-se hidratada e favorecer o bom funcionamento do organismo, garantindo a absorção adequada de nutrientes.

7. Pequenas refeições – Opte por fazer refeições menores e mais frequentes ao longo do dia, para evitar desconfortos digestivos e garantir um aporte constante de nutrientes para você e o bebê.

8. Evite alguns alimentos – Durante a gravidez, exclua alimentos crus ou mal cozidos, como sushi, carne malpassada e ovos crus, para evitar o risco de contaminação por bactérias.

9. Hábitos saudáveis- Reduza, ao máximo, o consumo de cafeína e diga não às bebidas alcoólicas e ao tabaco, que são prejudiciais para você e para o desenvolvimento do bebê.

10. Lembre-se que cada gestação é única. Por isso, é essencial conversar com a sua obstetra e com um nutricionista especializado em nutrição durante a gravidez. Com uma alimentação balanceada e adequada, você estará proporcionando ao seu bebê o melhor começo de vida possível, garantindo seu crescimento e desenvolvimento saudáveis, enquanto cuida do seu próprio bem-estar durante essa emocionante jornada de ser mãe. Aproveite esse momento especial e cuide-se com carinho e atenção, afinal, você está nutrindo a vida que cresce dentro de você!

Exames Dermatológicos

  • Avaliação por lesão (dermatológico focal)
  • Avaliação de nervos
  • Avaliação de unhas
  • Hialuronidase guiada por ultrassom de alta frequência
  • Mapeamento corporal (abdomem, coxa, glúteos, região íntima)
  • Mapeamento facial
  • Mapeamento facial 1/3
  • Mapeamento hidradenite
  • Mapeamento lipedema
  • Mapeamento pré operatório de parede abdominal
Clinica Alumia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.