O colesterol, um composto vital para o organismo, está presente em nosso coração, no cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele. Ele desempenha diversas funções, como, por exemplo, o transporte das gorduras, manutenção da permeabilidade das células, síntese de hormônios e absorção de algumas vitaminas.
Mas qual é a diferença entre colesterol bom e ruim? O HDL (High Density Lipoprotein), ou de alta densidade, é o que chamamos de colesterol bom, e o LDL (Low Density Lipoprotein), de colesterol ruim. Esse último pode se acumular nos vasos sanguíneos, levando à doença aterosclerótica.
Por isso, é importante você fazer seu check-up anualmente e saber se está com os valores adequados.
Podemos dizer que, na maioria das vezes, o colesterol bom (HDL): > 40 para homens e > 50 para mulheres e, no caso o colesterol ruim (LDL), as metas são individualizadas e levam em consideração fatores como idade, sexo, antecedente de diabetes, hipertensão, tabagismo e a ocorrência prévia de infarto.
Vale lembrar que hábitos saudáveis, como praticar atividade física regularmente, manter uma dieta rica em vegetais e frutas, evitar alimentos embutidos, gordurosos e com açúcar, não fumar e consumir bebida alcoólica com moderação, são atitudes que ajudam controlar o colesterol.
Aqui na Alumia, temos uma equipe completa de cardiologia, endocrinologia e nutrição para te ajudar a se manter sempre saudável. Conte com a gente!
Dra. Fernanda Aburesi Salvadori
Cardiologista
CRM-SP 134.864 / RQE 41864